Passo a Passo das inscrições do Sisu 2020

Neste artigo  vamos ensinar o passo a passo das inscrições do Sisu 2020. O Sistema de Seleção Unificada foi criado com o intuito de disponibilizar vagas em universidades federais. Para ser possível o estudante precisa participar do Exame Nacional do Ensino Médio, além de tirar nota maior que zero na redação.

As universidades e os cursos estarão disponíveis para consulta no site do Sisu. Antes de mais nada, vale lembrar que a participação do Enem deverá ser referente a edição 2019. Eventualmente o edital e número de vagas do Sisu 2020 não foram divulgados pelo Ministério da Educação. Contudo, o período de inscrições deverá ser iniciado na segunda quinzena de janeiro. Os estudantes poderão optar entre as 63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos dois centros federais de educação tecnológico.

Passo a Passo de como se inscrever no Sisu 2020

Imagens Passo a Passo das inscrições do Sisu 2020A inscrição para o Sisu 2020 eventualmente tem duração de 4 dias. Desse modo vamos apresentar o passo a passo de como se cadastrar:

  1. Acessar o site de inscrição do Sisu 2020: o site oficial do Sistema é vinculado ao portal do MEC, disponível no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br;
  2. Informar o número de inscrição e a senha do Enem 2019: Através do número de inscrição e senha do último Exame, o Sistema tem acesso direto ao aproveitamento do participante em cada uma das áreas de conhecimento das provas, tornando possível a ordenação dos inscritos em cada curso;
  3. Confirmar os dados de contato: Ao informar o número de inscrição e senha do Enem 2019, a página carregará os dados de contato do participante. No momento, será necessário confirma-los e atualizá-los (se necessário);
  4. Fazer inscrição na 1ª opção: Nesta etapa é onde começa de fato a inscrição do Sisu 2020. Na tela, o candidato precisa clicar em “Fazer inscrição”, para escolher o curso de primeira opção;
  5. Pesquisar as vagas do Sisu 2020: Após clicar para fazer inscrição na primeira opção de curso, será necessário fazer a pesquisa pelo curso desejado. A busca poderá ser realizada por nome de município, instituição ou curso.
  6. Escolher a modalidade de concorrência à vaga: Ao pesquisar as vagas são mostrados os detalhes dos cursos pesquisados. A partir daí, caberá ao participante escolher a modalidade de concorrência.
  7. Confirmar inscrição no Sisu 2020: Depois de escolher a modalidade de concorrência, será aberta a página de confirmação de inscrição do Sisu 2020. Nela estarão descritos os dados do curso escolhido.
  8. Fazer inscrição na 2º opção: O Sistema permite que cada participante se inscreva em até duas opções de cursos, caso ache necessário. Para se inscrever na segunda opção, basta repetir todos os passos descritos a partir do item 4.

Modalidades de competências do Sisu 2020:

  • Lei de Cotas:
    • Ter uma renda familiar mensal bruta por integrante familiar de no máximo um salário mínimo e meio;
    • Ter estudado em escola pública durante o ensino médio;
    • De acordo a última edição do censo realizado pelo IBGE ter se autodeclaro negro, pardo ou indígena.
  • Ampla concorrência: Qualquer candidato que tenha participação no Enem e tenha nota maior que zero na redação;
  • Políticos de ação afirmativa: Esta modalidade não é disponibilizada em todas as instituições, pois fica a critério da universidade as exigências.

Conforme a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 ou como é mais conhecida lei de cotas, as instituições deverão separa no mínimo 50% de suas vagas para esta modalidade.

Nota de corte e Resultado do Sisu 2020

Quando começam as inscrições SisuPara quem não sabe nota de corte do Sisu 2020 é aquela pontuação média para estar entre os selecionados. Antes de mais nada, vale lembrar que algumas instituições e cursos estão autorizados a exigir nota mínima para cadastro. Fique tranquilo, eventualmente não tenha a pontuação exigida o portal irá informa-ló.

A nota de corte do Sisu 2020 é calculado diariamente com base no número de candidatos inscritos e quantidade de vagas disponíveis. Além da pontuação o MEC disponibilizará uma lista com os pré-selecionados, contudo, a mesma também é atualizada diariamente.

O resultado do Sisu 2020 será disponibilizado no boletim do candidato um ou dois dias após o encerramento das inscrições. Para acessar basta informar o número de matrícula do Enem e senha. Certamente o candidato terá um prazo para que compareça a instituição para matrícula.

Para matricula o candidato deverá apresentar alguns documentos como:

  • Certificado de conclusão do ensino médio (Histórico);
  • Comprovante de residência;
  • Xerox de documentos pessoais.

Certamente aqueles que perderem o prazo estabelecido pelo MEC automaticamente terão a vaga perdida. Caso não seja selecionado, não desanime, pois terá um novo período de inscrições no segundo semestre. Além disso, ainda terá a chama da lista de espera do Sisu 2020, ma o candidato deverá confirmar presença no boletim do candidato.,

Este artigo conseguiu passar todas as informações das inscrições do Sisu 2020? Não esqueça de avalia-ló nas estrelinhas abaixo. Desde já, boa sorte a todos que vão correr atrás de uma vaga no sistema.

1 comentário em “Passo a Passo das inscrições do Sisu 2020”

Deixe um comentário