MEC divulga calendário do Sisu 2020 primeiro semestre

Nesta quarta o Ministério da Educação – MEC divulgou o calendário do Sisu 2020 primeiro semestre. Conforme o MEC, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre terão início entre 21 e 24 de janeiro.

Neste artigo vamos apresentar todo calendário do Sisu 2020. Além disso, falaremos de todas exigência e ensinar como se inscrever. Antes de mais nada, vale lembrar que para participar do sistema de seleção, é exigido participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019. Além disso, o estudante precisa de uma pontuação maior que zero na redação.

Sisu 2020 Primeiro Semestre

Sisu 2020 - Sistema de Seleção UnificadaO calendário do Sisu 2020 primeiro semestre foi divulgado pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União – DOU:

  • Inscrição: 21 a 24 de janeiro;
  • Resultado: 28 de janeiro;
  • Matrículas: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Lista de Espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

Eventualmente o MEC divulgou somente o calendário, assim nos próximos dias deverão ser anunciadas o número de vagas e instituições participante. Conforme a edição anterior, o Sisu disponibiliza cerca de 235 mil vagas distribuídas entre às 129 instituições.  

O Sisu 2020 foi criado para distribuir vagas em instituições públicas, onde utiliza a nota do Enem como critério de seleção, assim eliminando os vestibulares. Desse modo, o sistema de tornou a principal porta de entrada para as instituições públicas distribuídas pelo Brasil. 

Antes de mais nada, o Sisu 2020 autoriza algumas instituições a adotarem a própria nota média mínima. Nesse caso, no ato da inscrição o sistema identifica qual a pontuação do estudante, assim informando caso não seja o suficiente.

Como fazer a inscrição para o Sisu 2020 primeiro semestre?

Quando começam as inscrições SisuO programa é dividido dois semestres, um a cada metade do ano e o primeiro semestre de inscrições do Sisu 2020 está prestes de se iniciar e, para se inscrever o participante deve acessar o site oficial do programa, disponível no link: http://sisu.mec.gov.br/. Certamente só serão aceitas as inscrições realizadas neste site.

Após acessar o site oficial do Sisu 2020, o aluno deve preencher todos os dados prestados no ato da inscrição, tendo isso como obrigação.  O aluno precisa ter em mãos o número da sua inscrição no Enem 2019. Eventualmente não se recorde é só acessar a página do participante do programa que todas as informações prestadas para realizar a inscrição no Enem permanecem na página.

Além de seu número da matrícula do Enem 2019, o aluno deve informar um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos, pois através destes, que o MEC eventualmente entrará em contato.

É de muita importância a leitura do edital do Sisu 2019 antes da realização da inscrição no programa, pois no mesmo, ficam todas as regras e normas estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação) sobre o programa.

Para finalizar o processo de inscrição no primeiro semestre do Sisu 2019, o aluno pode escolher até dois tipos de curso de sua preferência, tendo que observar o número de vagas disponíveis para a realização dos mesmo.

Após o início do processo de seleção do Sisu 2019, o participante é totalmente encarregado de averiguar dia após dia se seu nome está na lista dos pré selecionados e também se sua nota no Enem 2019 está dentro da nota de corte do dia.

O resultado oficial será divulgado no boletim do candidato no dia 28 de janeiro. Eventualmente não seja selecionado, o participante pode se inscrever na lista de espera do Sisu 2019.

Desejamos a todos boa sorte. Não esqueçam de nós avaliarmos através das estrelinhas abaixo, além de curtir nossa página do Facebook Sisu 2020.

1 comentário em “MEC divulga calendário do Sisu 2020 primeiro semestre”

Deixe um comentário